Saiu na mídia

Roteiro gastronômico preserva cozinha mineira em Extrema

Torresmo, tutu, arroz, couve. Com certeza ao ler estas palavras você pensou em uma boa cozinha mineira e até deu água na boca. Pensando nisso, Extrema (MG), localizada a 100 km de São Paulo (SP), desenvolveu um roteiro gastronômico com 18 restaurantes para que o turista possa conhecer o melhor da cozinha mineira e local.

O roteiro já começa com a lenha no fogão e receita de família. Com mais de 50 anos de tradição, o restaurante Taberna, conduzido por Amauri Morbidelli e seu pai, traz em seu cardápio a tradição mineira. Com o fogão à lenha no centro do salão, os turistas podem provar dos mais variados tipos de comida mineira feitos em família.

“A comida mineira tradicional é no fogão à lenha. O gostinho do carvão, da lenha, tudo isso faz a diferença no sabor, que só quem prova ou é da roça percebe. É como fazer comida no micro-ondas, a gente que é da roça não gosta porque artificializa o alimento”.

 

No fogão vão pratos como o feijão tropeiro, o tutu de feijão, o feijão em calda, dois ou três tipos de arroz, linguicinhas, torresmos, couve e as bananas empanadas. Além disso, o Taberna traz o tradicional leitão à pururuca, servido em um prato à la carte.

“É importante manter a tradição nos dias de hoje, para podermos lembrar sempre do passado. Cada prato que fazemos mostra a história de Minas e quem vem de fora para experimentar quer o prato típico com algum diferencial, e o nosso é o feijão”.

Veja a matéria completa em G1.com.br
Confira outras notícias em Dicas do Chef

Roteiro Gastronômico e a Cozinha Mineira

Com 18 restaurantes, o roteiro gastronômico da cidade tem como objetivo auxiliar a divulgar os locais que aderiram à ideia. O projeto foi lançado em meados do último ano, mas foi só neste ano que chegou até o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *